Com intuito de divulgar e difundir o esporte na Região dos Lagos, alguns colegas praticantes desse empolgante esporte que hoje jogam no "Sobre o Saibro Tenis Clube" se reuniram para criar um Ranking a fim de gerar desafios e competições com a integração entre os mensalistas do clube.
REGRAS DE MANUTENÇÃO DO RANKING
Qualquer TENISTA que deseje participar do ranking precisa ser mensalista do clube e pode entrar em contato com a administração do blog ou se cadastrar em nosso blog "www.cabofriotennis.blogspot.com.br onde faremos contato para confirmação e o mesmo entrará em último lugar independente do seu nível de jogo, podendo desafiar os demais, observadas as regras abaixo, com o prazo reduzido e excepcional de 07 dias, até o dia em que venha a perder um desafio, quando então, presume-se que chegou ao seu nível, passando a incidir as regras gerais abaixo.
REGULAMENTO DO RANKING CABO FRIO TENNIS
TEMPORADA 2014 - RANKING DE ENTRADAS
I – GENERALIDADES
O Ranking CABO FRIO TENNIS –Temporada 2014 – será formado no sistema de Pontos.
Os jogos do CABO FRIO TENNIS – Sistema Pontos - serão efetuados para dar oportunidade a todos os tenistas em atividade no ranking, de jogar competitivamente e também classificá-lo por nível técnico.
II – REALIZAÇÃO DOS JOGOS
Os jogos terão de ser realizados no clube Sobre o Saibro Tenis Clube.
O período de desafios é de 1 (um) mês. Os primeiros dias do mês serão utilizados para
atualização e divulgação do ranking. As marcações serão formalizadas preferencialmente no mural do Clube ou através de nosso blog. Para quem não tem acesso a internet, é necessário ligar ou falar diretamente com o desafiado e registrar no mural. Após o jogo, o desafiante deverá divulgar o resultado no mural do clube ou informar ao organizadores por email.
O fechamento do ranking se fará no início do mês subseqüente ao mês de fechamento, dependendo da disponibilidade dos organizadores. Tal divulgação ocorrerá através do blog e mural do clube.
III – NÃO REALIZAÇÃO DOS JOGOS
Em caso de não realização do jogo por motivo de chuva, será marcado o jogo em outro dia / horário, dentro do mesmo mês. Em caso de interrupção pelo mesmo motivo, o jogocontinuará a partir do escore na hora da interrupção.
Caso não haja horário disponível para o mesmo período, o jogo será cancelado, independentemente do score quando interrompido. Não serão remarcados jogos de um período para o período seguinte (mês).
IV – MECANISMO DOS JOGOS
As partidas dos desafios serão melhor de 3 set’s normais, com o 3º set disputado em sistema de Super Tie-break de 10 pontos, obedecendo a diferença de 2 pontos. Os dois primeiros set´s
serão sets normais, com vantagem nos 40 iguais.
O Tenista que não comparecer e não comunicar o ocorrido (falta), o tenista presente já poderá ser declarado vencedor por W.O.
O aquecimento terá duração máxima de 5 minutos. O jogador desafiante fornecerá as bolas, que deverão ser NOVAS. O direito de escolher o lado da quadra e o primeiro serviço será feito através de um sorteio.
Para o bom andamento dos jogos, sugere-se que sejam adotadas as seguintes práticas: o tenista sacador deve pronunciar em voz alta a contagem, no momento anterior a cada saque; a marcação de bolas (boas ou ruins) é feita pelo tenista (e somente por ele) que ocupa a parte da quadra onde se deu a decisão do ponto.
V – SISTEMA DO RANKING POR PONTOS
V.I. OBJETIVO
Subir posições no ranking a cada vitória.
V.II. MECANISMO DO SISTEMA
1. O tenista poderá desafiar 1 vez por mês. A formalização só deverá ser feita após a divulgação do ranking fechado.
1.1 O tenista poderá desafiar até 3 posições acima da sua.
2. O tenista poderá ser desafiado até 1 vezes por mês;
3. O tenista não é obrigado a desafiar, mas poderá perder posições, caso tenistas abaixo dele vençam tenistas acima dele.
4. O desafiado tem até o dia 10 de cada mês para receber desafios. Se, por ventura, ele receber um desafio após esse dia, caberá a ele decidir se haverá o jogo ou não, sem qualquer prejuízo na sua posição.
5. Sairão do ranking os tenistas que não jogarem durante dois meses (2 fechamentos de ranking) consecutivos, sem dar notícias.
7. A classificação das posições de cada um no início da temporada será baseada no ranking final, fechado na última temporada, depois dos desafios, nossas temporadas vão durar 6 meses, reiniciando uma nova temporada mantendo as posições e zerando os pontos.
V.III REGRAS PARA TROCA DE POSIÇÕES
1. Cada vitória vale 4 pontos
2. Em caso de derrota perde 1 ponto.
3. Caso, no fechamento do ranking, ficarem 2 ou mais tenistas na mesma posição, os
critérios de desempate são, pela ordem
• A – CONFRONTO DIRETO ;
• B – NÚMEROS DE VITÓRIAS NO MÊS
• C – NÚMEROS DE VITÓRIAS NA TEMPORADA
• D – RANKING ANTERIOR.
Casos de W.O.por culpa do desafiado (exemplos: falta de notícias, motivo de contusão, trabalho, doença, etc.)
. Desafio marcado e o desafiado não aparece na hora do jogo, sem dar notícias.
. Desafio marcado, acaba o mês, e o tenista desafiante não consegue marcar o jogo
. Caracteriza DESAFIO MARCADO o registro no mural do clube ou pelo blog.
Havendo ausência da parte do desafiado deverá ser informada pelo desafiante deverá ser informado no mural ou no blog.
. É importante que fique claro que não basta o desafiante lançar o desafio e não mais procurar o desafiado. Só pode ser pleiteado um W.O. quando o desafiante se esforça comprovadamente para a ocorrência do desafio, não tendo contrapartida do desafiado para a realização do mesmo.
XI – CONSIDERAÇÕES E DICAS FINAIS
Esse sistema de pontos possibilita jogos mais equilibrados e mais justos, pois cada tenista terá um grupo seleto para desafiar que, a princípio, tem o mesmo nível. Vencendo os seus jogos o grupo a desafiar ficará mais difícil e, com isso, o tenista só tem a crescer.
Manter-se no topo será muito difícil, pois o desafio é grande. Ser desafiado pelo 2º e 3º colocados no mesmo mês, todos os meses, e vencê-los, será uma tarefa dificílima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário