Calçados específicos para saibro: vale a pena!
Em toda a minha vida tenística( e olha que já se vão longos 20 anos ) sempre utilizei calçados para a prática do tênis da Adidas, como os Response I, II, III, e mais recentemente os Barricade. Não cheguei a pegar a época dos Ivan Lendl rs.
Porém, todos estes calçados eram para quadras rápidas, que são os mais versáteis, podendo ser utilizados tranquilamente em quadras de saibro também, porém com menor eficácia.
Os calçados específicos para saibro começaram a ganhar fama de alguns anos para cá, e basicamente apenas no exterior – aqui na terra tupiniquim nunca haviam sido trazidos pelos representantes responsáveis, ou foram trazidos em baixíssima escala.
Navegando pela internet, pude ver que agora o Asics Gel Resolution 3 também está sendo vendido no Brasil na versão Clay – específica para saibro. Isso é uma ótima notícia para nós, já que a grande maioria dos clubes e academias brasileiras contam com este tipo de quadra. O mais interessante é que esta versão está disponível apenas na Europa – nos EUA apenas a versão para quadras rápidas é comercializada. Em contrapartida, os ianques tem à disposição a compra de versões específicas de modelos da Nike e da Adidas através da página de customização deles – você pode escolher o modelo, as cores tanto do calçado como de outros detalhes como cardaço, sola, língua etc. –, onde você pode inclusive escolher o tipo de sola – para quadra rápida, de saibro e até de grama!
Enfim, nunca havia utilizado um calçado específico para saibro, apesar de ter jogado a maioria do tempo sobre este tipo de piso. Interessado na performance deles, resolvi pegar um Adidas Barricade 6.0 Clay, única versão da Adidas para o piso de pó de tijolo, para testar e ver se a diferença é perceptível.
Logo ao receber o tênis, já pude perceber que o design do solado é totalmente diferente, inclusive com sulcos mais profundos que na versão para quadra rápida, além de mais uniformes.
Usei o tênis por apenas 2 dias, ainda estou no período de break-in( amaciamento do tênis ), mas já pude perceber uma agradável diferença. Realmente a performance no saibro é muito superior do que a versão para quadras rápidas, pois a tração no momento de sair correndo é ótima! Além disso, com este calçado com solado específico o jogador também consegue “parar” mais rapidamente ao deslizar na quadra, beneficiando a movimentação ao permitir que ele recupere-se para a próxima bola.
Uma outra diferença que senti foi que o tenista precisa fazer alguns ajustes rápidos ao deslizar na quadra – nada muito importante. Isso é necessário pois o calçado “gruda” mais, fazendo com que o jogador precise se acostumar, mas nada que não tome mais do que alguns minutos.
Depois deste breve teste, posso atestar que vale a pena o investimento neste tipo de calçado, principalmente se você joga bastante no saibro. Vale lembrar que jogar com ele em uma quadra rápida é possível, mas ele não foi projetado para isso, e vai desgastar rapidamente. Portanto, se você joga nos 2 tipos de piso, sugiro ter 1 calçado para cada piso: um para quadras rápidas e outro para quadras de saibro. Caso tenha ficado interessado mas não pretenda fazer o investimento agora, minha sugestão é: continue utilizando o calçado para quadras rápidas normalmente, e quando ele estiver mais desgastado, impossibilitando seu uso nas quadras de saibro, adquira o modelo para saibro e deixe o modelo antigo para uso apenas nas quadras rápidas, já que mesmo um pouco desgastado ele ainda vai servir perfeitamente. Isso foi exatamente o que eu fiz.
Artigo interessante tirado do site www.equipamentodetenis.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário